Dia Nacional da Prevenção a Obesidade

11/10/2019

11 de outubro é o dia nacional de prevenção à Obesidade. Esta data é importante para lembrarmos que o combate à doença deve ser mais ativo, visto que, desde 2006, o índice de brasileiros obesos cresceu em 60%. Hoje aproximadamente 20% da população é obesa e 50 % apresenta excesso de peso. O Brasil já é o quinto país em população obesa do mundo.

Antigamente a obesidade prevalecia em países ricos. Hoje em dia, com o aumento de preço dos alimentos saudáveis como frutas, verduras e peixes, a alimentação baseada em carboidratos refinados passou a ser a primeira opção para população de baixa renda nos países pobres, fazendo com que o índice de obesidade chegue a níveis epidêmicos.

A prevenção da doença também engloba Políticas Públicas de Saúde. As bebidas açucaradas e os alimentos ricos em calorias vazias, como doces, precisam ser taxados como o tabacoO acesso à ginástica gratuita deve ser incentivado, com a construção de ginásios poliesportivos e áreas públicas destinadas à prática de atividades físicas para a população carente. Além disso, a possibilidade de poder se exercitar diariamente, principalmente nos grandes centros, requer a melhoria da mobilidade urbana, com transporte público de qualidade para evitar o desperdício de horas em congestionamentos.